segunda-feira, 16 de julho de 2012

Palavra Apologética 02 - Todas as religiões são iguais!

Todas as religiões são iguais? É muito comum ouvir esta frase em nosso dia-a-dia. Gostaria de te convidar a pensar a respeito.
Religião é uma palavra que na sua origem latina significa “re-ligar”. Na verdade religião é o nome que damos a um grupo de ensinamentos que buscam “re-ligar” o ser humano ao Deus que o criou. Assim, existem várias religiões diferentes, e cada uma delas tenta ensinar uma maneira diferente de fazer o ser humano se aproximar de Deus.
Deus é um ser espiritual que vive afastado do ser humano devido ao pecado. O pecado separa o homem de Deus, pois o homem é pecador e Deus é Santo (a palavra “santo” significa exatamente “separado”), mas, ao mesmo tempo, o espírito humano que foi criado para viver em comunhão com Deus faz nascer no homem o desejo e a necessidade de buscar uma reaproximação com este Deus criador do homem.
Todas as religiões são iguais neste ponto, pois todas elas ensinam uma forma de fazer o ser humano se reaproximar de Deus. Todas as religiões tentam fazer o homem “subir” para alcançar a Deus, mas a Bíblia diz que isto é impossível. Por mais que o homem tente, se esforce e procure se achegar até Deus, a santidade (separação) de Deus é tão grande que o homem nunca conseguirá se aproximar de Deus através de seus esforços, sejam eles quais forem.
Mas então o que é que a Bíblia Sagrada fala sobre a re-ligação do homem com o seu criador?
Enquanto todas as religiões (todas sem exceção) igualmente ensinam uma forma de fazer o homem chegar até Deus, a Bíblia Sagrada nos mostra um Deus que busca se aproximar do homem.
Esta é a diferença entre aquilo que cremos e aquilo que as religiões ensinam. A Bíblia Sagrada nos mostra um Deus de amor, um Deus que ama a sua criação. Um Deus que continua amando o ser humano apesar de todos os seus pecados.
E é por isto que Deus enviou Jesus, para que através dEle, Deus se aproximasse do ser humano. Se o homem não pode se aproximar de Deus pela Sua grande santidade, então Deus decidiu “descer” e se aproximar do homem.
“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Evangelho de João 3:16)

Esperamos contar com sua leitura e com seus comentários e dúvidas. Escreva para nós: missaojudas3@yahoo.com.br

Nenhum comentário: